Cada receita que preparamos conta uma história. Uma história que parte da história do prato que preparamos ou idealizamos pela primeira vez, da história da pessoa que o prepara e o conto que se cria quando a confecionamos pela primeira ou cada vez que a preparamos.
Esta receita que vos trago hoje traduz esta minha crença de forma extraordinária…Ratatouille. Só o nome encanta, não acham? Tem um ne sais quois muito próprio do francês e também de diversão, quanto mais não seja, se tiver filhos e, provavelmente, já ter visto o filme com o mesmo nome dezenas, quiçá até, centenas de vezes. Eu já vi todas essas vezes e provavelmente verei umas quantas mais.
Este é um prato saudável, saboroso e super rápido de confecionar, principalmente com a ajuda da mandolina da Borner. Poderão consultar aqui as características específicas da mandolina que utilizo ou outros cortadores da Borner. E esta é outra história – a história dos equipamentos que nos ajudam a criar momentos de partilha e degustação em nossas casas a cada refeição.
A história da Borner, cujos artigos se destacam pela qualidade e eficácia, remonta a 1956 na Alemanha estando ao nosso alcance, em Portugal, já desde 1989.
Dá-nos uma sensação de segurança usar cortadores de excelência. Não dá? É uma sensação de partilha enorme, pois ao mesmo tempo que os utilizo para cortar os meus legumes, na minha cozinha, outras tantas (e são mesmo muitas!) pessoas estão a fazer o mesmo nas suas cozinhas, obtendo cortes perfeitos de forma fácil e eficaz. E isto encanta-me. Une, sem sabermos, pessoas diferentes, de diferentes lugares, num objetivo comum.
Sim, já sei! Tendo a filosofar sobre coisas que para alguns são apenas coisas, mas para mim são ajudas essenciais para obter pura poesia culinária. Mas divagações à parte, o certo é que em três tempos temos legumes cortados e com uma poupança enorme, pois comprá-los já picados e cortados sai bem mais caro.
O ratatouille é um prato de origem francesa, com uma base de tomate levando também outros vegetais como beringela, pimentos, cebola, alho e podendo-se usar o tomilho e manjericão.
Encontramos receitas em que os legumes são salteados um a um, respeitando os seus diferentes tempos de cozedura e depois misturados; outras de forno. As versões são diversas. Eu vou “passeando” pelas diferentes formas e até mesmo alterando (que me perdoem os puristas da receita) de acordo com os legumes que tenho em casa.
Tento sempre utilizar uma base de tomate caseira, mas por vezes não tenho feita e “ataco” a polpa de tomate, como nesta versão que vos trago e à qual adicionei um queijo feta que resulta muito bem.
E se me resta algum ratatouille, acrescento depois uma carne moída salteada e faço pastéis…E que deliciosos ficam. Depois noutro artigo explico-vos como faço, pois cá em casa nada se perde, tudo se transforma.
Este é um prato que pode ser servido como prato principal ou acompanhamento.
Espero que gostem desta versão à minha moda tanto quanto gostamos cá por casa.
Ingredientes:
1 courgete amarela grande
1 courgete verde média
Meia beringela pequena
4 rabanetes
Meia beterraba pequena
1 cebola roxa média
1 dente alho esmagado
Sal e pimenta a gosto
Manjericão q.b.
Azeite q.b.
2 c. sopa de polpa de tomate ou 1 ch. de molho de tomate caseiro
200g queijo feta
Modo Tradicional
Lave os legumes, descascando apenas a beterraba, cebola e alho.
Em seguida corte os legumes em círculos com a ajuda da faca ou mandolina (usei a V3 da Borner) – as courgettes, beringela, rabanetes, cebola. Corte a beringela no sentido longitudinal para obter meias luas.
Numa travessa coloque no fundo a polpa de tomate ou molho de tomate caseiro espalhando com a ajuda de uma colher. Disponha as rodelas de cebolas por cima, o alho esmagado e metade do queijo feta esfarelado. Regue com um pouco de azeite e algumas folhas de manjericão.
De seguida, vá dispondo à volta da travessa rodelas de courgette amarela intercaladas com rodelas de rabanete. No círculos seguinte disponha as rodelas de courgette verde. Na seguinte disponha as meias luas de beringela.
Por fim preencha o centro com beterraba.
Poderá alterar os círculos ou utilizar outros legumes como pimentos e a cebola nos círculos.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Distribua o restante queijo feta esfarelado.
Regue com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 a 40 minutos ou até que os legumes se apresentem cozinhados.
Sirva como prato principal ou acompanhamento.
BOM APETITE. RECEITA BY: Happy Life in The Kitchen