Tartes simples! São sempre uma bela refeição ou petisco num daqueles dias em que nos apetece estar de sofá no “dolce far niente”.
Nesta época, prestes a terminar com o Dia de Reis, o trabalho tem sido mais que muito, a vontade de compor a mesa e ter receitinhas especiais também, pelo que num destes dias queria dedicar a tarde totalmente para a criançada (que queria fazer campeonatos dos jogos recebidos no Natal). Qual a solução? Uma tarte! E confecionada rapidamente, o que com a ajuda da mandolina V3 da Borner (podem ver aqui)) para cortar a cebola, foi meta fácil de atingir.
Optei por combinar uma carne moída de vaca com queijo creme e uma saborosa cebola roxa.
E num ápice, mas não resistindo a dedicar-lhe um bocadinho de tempo a recortar umas folinhas e botões de flores, a tarte rápida transformou-se num belo quadro à mesa…com muito sabor e tão bonitinha!
Espero que gostem!
Ingredientes:
2 bases de massa quebrada de compra
500g carne moída de vaca
300g queijo creme tipo philadélfia
1 cebola roxa grande
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1/2 c. chá tomilho seco
1/2 c. chá alecrim seco
1 pitada de paprika doce fumada
1 fio de azeite
Pão ralado q.b.
1 ovo para pincelar
Modo Tradicional
Coloque uma base de massa quebrada numa tarteira forrada com papel vegetal.
Coloque outra folha de papel vegetal por cima da massa. Encha com feijões e leve a massa ao forno pré-aquecido a 180º por 15 min. para pré-cozer a massa.
Entretanto tempere a carne com sal e pimenta e o queijo com os restantes ingredientes. Reserve o queijo e leve a carne a alourar numa frigideira anti-aderente quente com um fio de azeite. Salteie a carne para que aloure, sem a deixar cozinhar totalmente, pois irá ao forno e não queremos que fique demasiado seca. Adicione o queijo temperado e envolva bem. Retifique temperos.
De seguida descasque a cebola roxa e, com a ajuda da mandolina corte-a em rodelas finas. Reserve.
Por esta altura a massa já pré-cozeu. Retire do forno tirando os feijões e folha de papel vegetal. Polvilhe a base da massa com pão ralado quanto baste (ajudará a absorver o líquido da carne, de modo a que a base não amoleça). Disponha em seguida o preparado de carne e queijo e cubra tudo com as rodelas de cebola roxa.
Passe depois à decoração se assim decidir, ou em alternativa poderá tapar a tarte com a outra base de massa fazendo-lhe um corte em cruz no centro para sair o vapor acumulado.
Se optar decorar a imaginação é o limite. Para esta cortei tiras de carne que fui dispondo do centro para os lado. Recortei folhas e enrolei umas tiras de massa para fazer uns botões de flores.
Por fim pincele a massa com o ovo batido e leve ao forno a 180º 25 a 30 min.
Acompanhe com uma salada de verduras e tomate cereja.
Receita by: Happy life in the Kitchen