Foi no Serious Eats que encontrei esta receita que, apesar de não ser a mais rápida de fazer devido ao tempo merecido de repouso, vale cada minuto de espera, para depois nos deliciarmos com este espectacular creme com todo o sabor da banana…
Ingredientes:
700 ml de leite
450 g de bananas maduras, descascadas e cortadas em rodelas, Utilizei o Cortador de Legumes Borner
1 vagem de baunilha
100 g de açúcar mascavado
35 g de amido de milho
1 pitada de sal
1 pau de cravinho
6 ovos grandes
1 c. de chá de extrato de baunilha
Canela em pó q.b. Glood
Preparação:
Num tachinho, colocar o leite, a banana em rodelas (usei o cortador de legumes Borner) e a vagem de baunilha.
Levar a lume brando, até ferver mexendo de vez em quando com uma espátula ou fouet, para evitar que pegue ao fundo. Assim que começar a ferver retire do lume. Deixe em infusão até arrefecer e à temperatura ambiente, por pelo menos 4 horas.
Reservar depois no frigorífico por 12 a 24 horas (quanto mais tempo em infusão, mais o leite adquire o sabor da banana).
Findo essas horas, leve de novo ao lume, o tacho com as bananas, para ferver em lume médio, mexendo continuamente para que não pegue ao fundo. Coe depois por uma peneira de rede fina para um pirex, pressionando suavemente a polpa de banana para que liberte todo o líquido, mas não permitindo que a polpa passe pela peneira.
Dica: A polpa pode ser refrigerada e usada depois em bolos, pão, panquecas ou smoothies.
Misture bem as gemas com um pouco do leite, junte o açúcar, o amido de milho, a pitada de sal e o cravinho e leve de novo ao lume juntamente com a mistura de leite e banana. Mexa sempre para que engrosse mas sem deixar que ganhe grumos. Assim que ficar bem cremoso, retire.
Fora do lume, misture o extrato de baunilha no creme.
Sirva ainda morno ou bem fresquinho. Eu polvilhei com canela e servi com rodelas de banana mas também podem servir simples ou coberto com nozes.
Bom apetite.
RECEITA BY: Mariana Teixeira