Domingo que é domingo, tem que haver pizza para o jantar. De tantas combinações que já fiz, por vezes torna-se difícil arranjar algo novo. Desta vez decidi combinar o paio com o abacaxi, o que se revelou uma excelente sugestão.
Até o mini T tem comido um bocadinho de pizza, mas estou desconfiada que é por causa da Coca Cola, que se bebe lá em casa apenas quando há pizza e não é sempre… Eu já não toco nesse refrigerante há mais de um ano… Tem sido cá um esforço… Mas tem valido a pena!
Ingredientes:
Para a massa
300 g farinha T65
15 g de fermento fresco padeiro
175 ml de água morna
10 g de azeite
5 g de sal
Para o recheio
Polpa de tomate
Orégãos
Fatias de queijo
Fiambre
Paio
Abacaxi
Azeitonas
Sementes de sésamo
Fio de azeite
Preparação:
Dissolva o fermento na água; junte aos restantes ingredientes numa taça e amasse bem. Eu usei a batedeira com as varas de amassar. Trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Tape a massa e deixe-a levedar num local quente durante cerca de 30 minutos.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal não aderente e polvilhe com um pouco de farinha. Deite a massa e espalme-a com as mãos até formar um círculo, passe com um rolo se desejar. Depois, pique a massa com um garfo.
Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa e polvilhe com orégãos. Distribua as fatias de queijo, e os restantes ingredientes a gosto. Regue com um fio de azeite. Ligue o forno a 230º C. Coza a pizza durante 15-17 minutos, ou até ficar douradinha.
Para simplificar a tarefa de cortar o abacaxi em fatias fininhas tive a ajuda fantástica do cortador V3 da Borner! Assim ficou uma maravilha. Depois foi só retirar a casca. Para a sobremesa, acabei por retirar a casca toda ao restante abacaxi e laminar para servir. Delícia!
Bom apetite